Imagem
Mais de 300 Barbies vão estar, a partir desta Quinta-feira, em exposição no Portugal dos Pequeninos, em Santa Clara, Coimbra. Inaugurada esta Quarta-feira, a mostra é uma oportunidade única para conhecer as edições limitadas, entre elas a Barbie original, de 1959, as Barbies evocativas de diferentes países do Mundo, de grandes clássicos do cinema, vestidas por costureiros de renome mundial e por marcas bem conhecidas, todas surpreendendo pela elegância, pela minúcia, diversidade e actualidade do seu muito completo guarda-roupa e acessórios.
Doada por Ana Salazar e Ana Sofia Ferreira dos Santos, a colecção apresenta mais de três centenas de bonecas, integrando-se a grande maioria nas edições limitadas. As Barbies estão expostas acompanhando as tendências da moda de cada novo tempo, os lugares por onde viaja, os modelos exclusivos de designers e das verdadeiras estrelas do mundo do cinema e do espectáculo, assinalando datas festivas, assumindo várias profissões e ainda outras fantasias cheias de imaginação.
Durante os meses de Julho e Agosto, os visitantes podem ainda participar em actividades alusivas a esta célebre boneca, com pinturas faciais e fotografias.
O Portugal dos Pequenitos é um parque lúdico, pedagógico e turístico, idealizado por Bissaya Barreto e projectado pelo arquitecto Cassiano Branco. Representa, de uma forma pormenorizada e numa escala reduzida, um grande número de elementos da arquitectura e História de Portugal.
A Fundação Bissaya Barreto, proprietária do parque, prossegue, desde a sua criação, em 1958, o objectivo de dar continuidade à obra social criada e legada pelo patrono, Fernando Bissaya Barreto, médico e professor universitário que, na região Centro do País, edificou e orientou alargada rede de organismos assistenciais, educacionais, formativos e culturais, num exemplo de ímpar visão e empreendedorismo social.

Mais informações

Escrito por: Sílvia Malheiro