Imagem
A cadeia de informação BBC World lançou um desafio em Janeiro: para numa peça mostrarmos a nossa visão do futuro. O concurso chamou-se “What if…” e contemplava participações em vídeo ou em imagens.

Leonel David Mendes, ao tomar conhecimento do concurso percebeu que já tinha a imagem que se enquadrava nas ideias pedidas pelos responsáveis pelo concurso.

O jovem natural do Porto enviou a sua ilustração, a preto e branco, de nome “Richard Dawkins was here” e que de forma simples mas marcante nos transporta para uma era em que as crianças são levadas e cegas pela tecnologia.

Para seu próprio espanto, Leonel Mendes acabou sendo o vencedor do concurso a nível europeu!

Para além do reconhecimento do seu trabalho, Leonel David Mendes receberá ainda um computador portátil à sua escolha até um montante de 2900 euros – para poder continuar a fazer trabalhos fantásticos.

Parabéns, Leonel Mendes!

Fonte: p3.publico.pt 

Escrito por: Ana Lapa
 
 Imagem
O projecto da Amphicoach consite num autocarro capaz de circular tanto na estrada como na água, e poderá chegar em breve a Lisboa.
 
O Amphibus está equipado com motores diesel e atinge até 112 km/h em terra e 20 km/h no mar. O seu interior é semelhante a qualquer outro autocarro, tendo capacidade para 50 pessoas sentadas, ar condicionado e sistema de televisão.

Este projecto inovador, que já está a ser utilizado com sucesso em alguns países, está a ser sujeito aos últimos testes para que em breve possa entrar em vigor em Portugal.

Mais informações sobre o Amphibus: www.amphicoach.net

 Escrito por Sofia Gomes
 
 Imagem
Marta Santos e Pedro Silva formam o jovem casal que quer construir a sua casa de pneus e latas. A ideia desta construção, inédita em Portugal, surgiu quando procuravam casa e, perante os preços apresentados decidiram que seria uma boa alternativa.
A estrutura será de madeira reciclada de obras demolidas, as paredes exteriores vão ser feitas de pneus oferecidos por uma empresa de reciclagem, as interiores serão construídas com latas recolhidas em cafés, restaurantes, etc, o revestimento irá misturar areia, palha e cimento e o telhado irá combinar pneus e latas, de forma a ser isolante e impermeável. Por último, haverá recolha da água da chuva, que será canalizada para a casa e aquecida através de painéis solares.

Após apresentarem o projecto a várias empresas, e das suas negativas respostas, conseguiram o apoio que necessitavam em David Araújo, um técnico que se apaixonou  pelo conceito, deixou o seu trabalho e aceitou o desafio, criando uma empresa especializada neste tipo de construções.

Mais informações aqui.


 Escrito por Sofia Gomes