Imagem
A associação cultural Zero em Comportamento vai animar as manhãs de sábado e domingo de Junho com sessões de cinema para crianças no Cinema City Alvalade. São os ‘Filiminhos' (curtas-metragens) que regressam àquele espaço de Lisboa, em sessões às 11h45, aos Sábados, e às 10h00, aos Domingos.
Paralelamente, haverá lugar à realização de oficinas, condicionadas ao número mínimo de dez participantes em cada oficina, nas quais os participantes entre os 6 e os 12 anos se poderão inscrever.

Fonte: Correio da Manhã

 Escrito por Sílvia Malheiro
 
 Imagem
Dois porcento das vendas totais de bilheteira do filme “Quarteto”, realizado por Dustin Hoffman, vão reverter a favor da Casa do Artista. Em exibição em Portugal desde a passada Quinta-feira, esta comédia dramática com Maggie Smith passa-se no campestre e bucólico interior britânico e conta a história de quatro aclamados músicos em busca de um pouco de harmonia num lar para artistas aposentados.
Foi a forte associação entre o mote do filme e a realidade nacional da Casa do Artista que levou à criação da parceria que reverte a favor desta instituição, que há 14 anos apoia os artistas portugueses. A Casa do Artista foi fundada em 1999 por Armando Cortez, Carmen Dolores, Manuela Maria, Octávio Clérigo e Pedro Solnado.
“Somos uma instituição de artistas para artistas que sempre apoiou aqueles que durante a vida se dedicaram de corpo e alma às artes e aos palcos.”, refere Manuela Maria, actriz e membro da direcção da Casa do Artista. E acrescenta: “Este filme retrata muito bem a vivência de uma ‘casa’ como a nossa, recheada de histórias, de palmas, de luzes e de holofotes, mas acima de tudo de muita alegria. Aqui ninguém se atreve a envelhecer, até porque é proibido.”
Dustin Hoffman, que chorou ao ler pela primeira vez o guião do filme, descreve “Quarteto” como um filme sobre pessoas no “terceiro acto das suas vidas, que ainda têm muito para dar”. O realizador acredita que a alma deste filme reside na sua abordagem humorística e no seu espírito.

Sinopse “Quarteto”
Beecham House, o lar para artistas aposentados retratado no filme, está numa verdadeira azáfama. Corre pelos seus corredores um rumor de que está para breve a chegada de um novo residente e que se trata de uma grande estrela. Para Reginald Paget (Tom Courtenay), Wilfred Bond (Billy Connolly) e Cecily Robson (Pauline Collins), este tipo de conversa é habitual, sendo apenas mais um boato da casa. Mas estes três artistas aposentados acabam por ter uma surpresa especial, ao descobrirem que o novo inquilino de que tanto se fala é a sua antiga parceira de canto: Jean Horton (Maggie Smith).
A carreira de solista de Jean, a par com o seu grande ego, acabaram por dividir a longa amizade entre os quatro e levar ao fim do casamento de Jean com Reffie, que não aceitará da melhor forma a sua chegada à casa. Será que este quarteto famoso vai ser capaz de superar as suas diferenças a tempo da Gala de Beneficência de Beecham House?

Ficha técnica
Título: «Quarteto»
Título original: «Quartet»
Realização: Dustin Hoffman
Elenco: Billy Connolly, Maggie Smith, Michael Gambon, Pauline Collins, Sheridan Smith e Tom Courtenay\nGénero: Comédia
Duração: 98 minutos
País: Reino Unido
Ano: 2012

Escrito por: Sílvia Malheiro
 
 Imagem
O cineasta português João Nicolau ganhou, na passada sexta-feira, com o filme "Gambozinos", o prémio de melhor curta-metragem na Quinzena dos Realizadores, um evento paralelo ao prestigiado Festival de Cannes.
"Gambozinos" faz parte das nove que integraram a Quinzena dos Realizadores, que terminou este domingo, e que englobou também, na mesma categoria, o filme "Pouco mais de um mês", do brasileiro André Novais Oliveira, que recebeu uma distinção especial.
A curta portuguesa tem uma duração de 18 minutos e conta a história de um rapaz de 10 anos que se debate com a amargura da vida num campo de férias, onde é ignorado pela sua rapariga favorita e onde o seu dormitório é vandalizado por adolescentes.
Esta participação na Quinzena dos Realizadores significa um regresso para o cineasta João Nicolau, que tinha já apresentado no certame as curtas-metragens "Rapace", em 2006, e "Canção de Amor e Saúde", em 2009.
É de realçar que a longa-metragem francesa "Les Garçons et Guillaumen, à table" foi a grande vencedora da Quinzena dos Realizadores em Cannes, arrecadando o "Art Cinema Award" e ainda o "Prix SACD".  A obra "The Selfish Giant", do britânico Clio Barnard, garantiu o "Label Europa Cinemas".
Criada pela Sociedade dos Realizadores de Filmes, esta iniciativa tem como objectivo descobrir os filmes de jovens autores e saudar as obras de realizadores conhecidos.

Escrito por: Sílvia Malheiro
 
 Imagem
Os bilhetes para o filme da banda britânica “One Direction” estão já disponíveis para venda, desde segunda-feira, no site da Zon Lusomundo e nos seguintes cinemas: Cascais Shopping, Vasco da Gama, Colombo, Almada, Montijo, Norteshopping, Gondomar, Coimbra Forum, Braga Parque, Funchal, Aveiro Glicinias, Viseu Palácio, Vila Real, Figueira da Foz e Tavira. Num total de 15 salas, com cobertura nacional.
“One Direction: This is Us”, em 3D, tem estreia marcada para 29 de Agosto, em Portugal, pretendendo a produção retratar, entre outros aspectos, a ascensão fulminante do grupo.
O filme conta a origem de cada um dos membros da banda, assim como de que forma Simon Cowell os reuniu, após terem participado no concurso televisivo X-Factor, no Reino Unido. Serão apresentadas as suas famílias, desvendados os seus sonhos, mostrando como se sentem em relação a esta ascenção meteórica.
O filme pretende, também, ser carta de amor ao leal clube de fãs. Morgan e a equipa de produção acompanharam a banda durante a digressão mundial e foram descobrindo várias histórias curiosas ao longo do caminho.
Os “One Direction” surgiram em 2010, durante a participação no concurso de talentos “The X-Factor”, no Reino Unido, tendo conseguido o terceiro lugar na competição.

Veja o trailer

Escrito por: Sílvia Malheiro
 
 Imagem
O realizador João Pedro Rodrigues será o presidente do júri da Queer Palm, o
prémio do Festival de Cannes atribuído às longas e curtas-metragens relacionadas com temas homossexuais, lésbicos, bissexuais ou transgéneros. 
Após de ter sido membro do júri da Cinéfondation e da Palma de Ouro de Curta-metragem em 2011 e Presidente do Júri das curtas-metragens da Semana da Crítica em 2012, o realizador assume assim o papel de júri em Cannes pela terceira vez. No comunicado da produtora Blackmaria é possível ler-se que João Pedro Rodrigues se sente lisonjeado: "Sinto um grande orgulho em ter sido convidado pela terceira vez consecutiva para fazer parte de um júri num festival com a importância do Festival de Cannes. Estes convites só vem demonstrar a vitalidade do cinema português e a visibilidade cada vez maior do nosso cinema.
O realizador encontra-se de momento está a preparar a próxima longa-metragem, O Ornitólogo.

 Escrito por Sofia Gomes