Imagem
Rafael Antunes, trabalhador da SIC, é autor de um filme e um documentário que retratam a censura durante o Estado Novo.

O "lápis azul" foi o símbolo da época. Os censores do Estado Novo usavam um lápis de cor azul nos cortes de qualquer texto, imagem ou desenho a publicar na imprensa. Para proteger a ditadura, os cortes eram justificados como meio de impedir e limitar as tentativas de subversão e difamação.


"Lápis Azul", o filme

Conta a história de um coronel da censura, viúvo, que descobre que, na sua ausência, a mulher lia livros proibidos.

O filme conta com a participação dos actores Rogério Samora, Anabela Teixeira, Manuel Cavaco, António Rama, Francisco Areosa e Jorge Paixão da Costa.

Será emitido na SIC, quarta-feira à 00:50 (noite de 24 para 25 de Abril)

"Lápis Azul", o documentário

O documentário lida com os factos reais retratados no filme de ficção, contados na primeira pessoa pelos jornalistas, escritores e colaboradores dos jornais e rádios que os viveram.

Além dos depoimentos, o documentário é suportado por material de arquivo disponibilizado pela GESCO - Gestão de Conteúdos e Meios de Comunicação Social, S.A, pelo Arquivo Nacional Torre do Tombo e pela EPHEMERA, Biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira.

Será emitido na SIC Notícias, quinta-feira, 25 de abril às 15:00.




Fonte: http://sicnoticias.sapo.pt; http://www.infopedia.pt/$lapis-azul


Escrito por: Tânia Cardoso
 
 Imagem
Conquistou o seu lugar nos Estados Unidos e tem orgulhado Portugal.

A actriz Daniela Ruah renovou o seu contrato com a CBS. Continuará assim a interpretar a agente Kensi Blye na quinta temporada da série NCIS Los Angeles, que deverá começar a ser gravada este verão.

Fonte: http://fox.canais-fox.pt

Escrito por: Tânia Cardoso
 
Durante três meses, de Maio a Julho de 2012, Daniel Pinheiro filmou o documentário "Entre o céu e as marés". A ideia surgiu de uma encomenda da Tróia-Natura e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas - Reserva Natural do Estuário do Sado.

O estuário do Sado constitui uma das principais zonas húmidas de Portugal. Separado do oceano pelo extenso cordão dunar da península de Tróia, o estuário proporciona características excepcionais à vida selvagem, principalmente às aves aquáticas. Aqui podemos observar cerca de metade das espécies de aves existentes em todo o país.

O documentário revela a vida das aves nos vários habitats do estuário e a forma como é condicionada pela grande força motriz deste ecossistema - as marés.

Domingo, dia 21 de Abril, às 12h00 no espaço "Vida Selvagem" na SIC.
Escrito por: Tânia Cardoso
 
 Imagem
Num mundo onde o pensamento e a fé são controlados, um homem luta para manter o conhecimento livre.

A história secreta da vida de Leonardo Da Vinci revela o retrato de um jovem torturado por um dom de génio quase sobre-humano. Ele é um herege com intenção de expor as mentiras da religião. Um filho bastardo que anseia pela legitimidade do seu pai. Ele encontra-se no meio de uma tempestade em preparação há séculos. Um conflito entre a verdade e a mentira, a religião e a razão, o passado e o futuro. As suas aspirações são usadas contra si pelas forças que se opõe à evolução, atraindo-o para um jogo de sedução onde aqueles que mais desprezam o seu intelecto são os que mais precisam dele. Um herói armado apenas com a sua genialidade. Diante de um futuro incerto, a sua busca pelo conhecimento quase se torna a sua ruína à medida que explora os limites da sua própria sanidade. Leonardo emerge como uma força imparável, que levanta toda uma era das trevas e a impulsiona para a luz. A sua história torna-se um espelho para o nosso mundo, chamando-nos a todos para nos juntarmos à sua luta para libertar o futuro.

Escrita por David S. Goyer, a série acompanha a história "não contada" do génio Leonardo Da Vinci (interpretado por Tom Riley), como um artista de 25 anos, inventor, esgrimista, amante, sonhador e idealista, que luta para viver dentro dos limites da sua própria realidade e tempo enquanto começa não só a ver o futuro, mas a inventá-lo.

Estreia dia 14 de Abril, na Fox, às 23h30.


Escrito por: Tânia Cardoso
 
 Imagem
A mini série do canal História “A Bíblia” teve um êxito estrondoso além-mar, sendo já um dos programas mais vistos nos Estados Unidos da América, contando com 13,1 milhões de espectadores.

Diogo Morgado, o protagonista, soma agora mais um motivo de sucesso. O actor prepara-se para participar no programa de Oprah Winfrey “Oprah’s Next Chaper”. Como se isso não fosse motivo de orgulho suficiente, Diogo Morgado será o primeiro artista português a ser entrevistado por Oprah.

A equipa da apresentadora já pediu ao arquivo da SIC acesso a imagens do actor noutras produções, para transmitir ao longo da entrevista.

É de recordar que Diogo Morgado fez também parte do elenco da novela “Laços de Sangue” que foi premiada com Emmy em 2011.

A entrevista ao actor será transmitida no dia 14, nos EUA.

Fontes: dn.pt; visao.sapo.pt

Escrito por: Ana Lapa
 
 Imagem
Após 22 longos anos, o apresentador do "The Tonight Show" confirmou através  da NBC que vai deixar o programa televisivo quando o seu contrato terminar, na primavera de 2014.

Jay Leno será sucedido  por Jimmy Fallon, que apresenta "Late Night with Jimmy Fallon" desde 2009 até aos dias de hoje.
Na altura da revelação Leno desejou as maiores felicidades a Fallon, "Parabéns Jimmy. Espero que sejas tão sortudo quanto eu e que mantenhas o seu emprego até seres bastante velho (...) Se precisares de mim, estarei na garagem.".

 Escrito por Sofia Gomes