Imagem
Dez espaços de Almada e Lisboa acolhem a partir desta Quinta-feira a 30.ª edição do Festival Internacional de Teatro de Almada, onde vão ser exibidas 28 peças de teatro, dezoito das quais estrangeiras.
Com um orçamento de 545 mil euros - 200 mil da autarquia de Almada, 195 mil de receitas próprias da Companhia de Teatro de Almada e 150 mil da Direcção-Geral das Artes - a edição deste ano do festival homenageia o seu fundador, Joaquim Benite, falecido a 5 de Dezembro passado, que desde sempre dirigiu a Companhia de Teatro de Almada.
A homenagem traduz-se numa instalação documental da autoria do cenógrafo Jean-Guy Lecat, que para Benite fez a cenografia de peças como "Othello", "A mãe" ou "O fazedor de teatro", a realização de um colóquio internacional sobre a obra do encenador e o lançamento da sua biografia teatral, da autoria de Maria Helena Serôdio.
Os encenadores alemão Peter Stein, português Luís Miguel Cintra e espanhol José Luis Goméz vão ser também homenageados nesta edição, que o actual director da companhia, Rodrigo Francisco, classificou como "um acto de resistência numa época de crise".
A 30.ª edição do Festival contempla um ciclo de teatro francês, intitulado "Um olhar sobre o homem e o Mundo", e das 10 peças portuguesas a apresentar no festival seis são criações. Constam ainda da programação do festival, que termina a dia 18 de Julho, a ópera electrónica "A laugh to cry", com música e libreto de Miguel Azguime, e um ciclo de teatro nórdico.
Como actividades paralelas, o certame inclui debates e colóquios e uma exposição da artista plástica Adriana Molder, intitulada "Dodecaedro", patente até 15 de Setembro na Casa da Cerca, em Almada.

Escrito por: Sílvia Malheiro
Fonte: Diário Digital
 
 Imagem
A 3.ª edição do Festival de Humor de Lisboa regressa ao Cinema São Jorge, na capital, nos dias 4, 5 e 6 de Julho. Commedia a la Carte, Nuno Markl, Salvador Martinha, João Quadros, Bruno Nogueira e Fábio Porchat são alguns dos presentes nesta edição.
Com uma programação diversificada, este ano além dos espectáculos de humor, o The Famous Humour Fest vai apresentar também sessões de cinema, com Curtas Nacionais de Humor, seleccionadas por Rui Pedro Tendinha, e ainda a antestreia nacional dos filmes “A vida em Oranges”, protagonizado por Hugh Laurie, e “De Pernas pro Ar”, uma comédia brasileira que fez sucesso do outro lado do Atlântico. Os presentes terão ainda oportunidade de participar em workshops e conferências.
O festival de humor é uma acção do whisky The Famous Grouse que celebra o humor como parte integrante da personalidade da marca e comemora o facto de, há mais de 30 anos, ser o whisky n.º1 da Escócia.


Programa
Mais informações

Escrito por: Sílvia Malheiro
 
 Imagem
“Grande Revista à Portuguesa” é o nome da nova produção de Filipe La Féria, em cena no Teatro Politeama, em Lisboa, desde o passado dia 27 de Junho, que reúne um elenco de primeiras figuras muito conhecido e querido do grande público.

No ano em que o Politeama comemora o seu centenário, e 20 anos depois de revolucionar o Teatro Musical com “Passa por mim no Rossio”, Filipe La Féria propôs voltar a apresentar este género teatral com a “Grande Revista à Portuguesa”. Este é um espectáculo que passa em revista toda a actualidade do nosso País, com uma crítica mordaz, humor, música e coreografia, numa produção que ficará na memória dos portugueses.

Com texto original de Filipe La Féria e figurinos de Costa Reis, a “Grande Revista à Portuguesa” convida os espectadores a uma viagem ao Portugal de hoje com todos os seus “heróis”, fantasmas e hilariantes situações e equívocos, proporcionando uma noite de gargalhadas num País deprimido e em crise.

O musical tem como principais intérpretes os populares actores João Baião, Marina Mota, Maria Vieira, Vanessa, Ricardo Castro, Nuno uerreiro e Rui Andrade à frente de um grande elenco de actores, cantores, bailarinos e acrobatas.

“Grande Revista à Portuguesa” é uma produção de “Boca de Cena, Produções Artísticas”, tem uma duração de 120 minutos e está classificado para maiores de 12 anos.

Mais informações
Escrito por: Sílvia Malheiro
 
 Imagem
Figuras isoladas no Portugal Contemporâneo confessam-se à vida. Uma maquilhadora de mortos, uma avó em crise existencial, uma viciada em manifestações, etc. Ao jeito de monólogos escancaram a sua intimidade.

Texto e encenação de Rui Luís Brás e música de Pedro Bargado, “Listen to Me 3” regressa à cena, desta no Auditório Carlos Paredes, em Benfica. A comédia conta com a participação dos actores Alexandra Rocha, Filomena Oliveira, Peter Michael, Suzana Farrajota, Ana Luisa Luz, Cristina Lopes, Flávia Filipe, Inês Assis, João Canário, Joaquim Frazão, Lia Colorado, Miguel Martins, Nuno Miranda e Verónio Gomes e estará patente nos dias 4, 5, 6, 11 e 12 Julho, pelas 21h30, e 13, pelas 17h00 e 21h30.

“Listen to Me 3” é uma produção de Pequeno Palco de Lisboa, é para maiores de 12 anos e tem uma duração de 70 minutos. O valor do bilhete geral é de 7,50 euros.



Mais informações no Site e no Facebook oficiais do Auditório
Reservas através do Facebook ou pelo telefone 938369495

Escrito por: Sílvia Malheiro