Imagem
O artista Sansão Manuel da Costa Miguel e Silva Vitorino, que vive no Entroncamento há mais de 45 anos, mas que tem as suas origens em Peso da Régua/Trás-os-Montes, inaugura, no próximo dia 6 de Abril, a sua exposição "Dreams Sequence".

Tendo estado ligado à associação "Pintores de Domingo, sediada em Santarém, este artista autodidacta segue os ensinamentos de pintores como Tim Gagnon e Bob Ross no que toca à arte do Paisagismo, aliada à vertente do Realismo.
Com exposições anteriores em Torres Novas e em Tomar, apresenta-nos agora 16 obras, a óleo e acrílico, em que retrata diversas paisagens.

Não percam esta oportunidade de conhecerem mais sobre a obra de Sansão Vitorino!

Vai apresentar uma exposição de telas  intitulada Dreams Sequence (Sequência de Sonhos). Evento que estará aberto ao publico para inauguração dia 6 de Abril (apartir das 17h) - De 7 a 14 de Abril das 14.30 ás 18h na Galeria Municipal do Entroncamento.


Escrito por: Maria Inês Santos
 
 Imagem
A partir do dia de amanhã, 4 de Abril, Cristina Bergoglio, sobrinha neta do actual Papa Francisco, abrirá ao público uma exposição de pintura.

Presente no Hotel Conrad Algarve, na Quinta do Lago, em parceria com a Galeria ArtCatto, durante 2 meses, este evento traz-nos 24 quadros da artista. 

Teremos oportunidade de ver representações de diversas cidades do Mundo, entre elas Paris, Madrid e, claro, Lisboa, quadros estes pintados a óleo e a tinta acrílica.

Não faltem!

Fonte: http://www.dn.pt/

Escrito por: Maria Inês Santos
 
 Imagem
No âmbito das comemorações do Ano do Brasil em Portugal, a Fundação Gulbenkian inaugura a exposição "A hora da Estrela".

Composta por textos, fotografias e documentos pessoais de Clarice Lispector, no ano que assinala os 35 anos sobre a sua morte, esta exposição estará presente na Galeria de exposições temporárias do Museu Gulbenkian entre o dia 5 de Abril e 23 de Junho.

Com curadoria de Julia Peregrino e Ferreira Gullar, terão possibilidade de visitar a exposição entre as 10 e as 18 horas.

Não percam esta oportunidade de conhecer mais sobre a vida de uma das mais importantes personalidades da literatura brasileira.


Fonte: http://www.gulbenkian.pt/

Escrito por: Maria Inês Santos
 
 Imagem
Começa amanhã, no Terreiro do Paço, o espectáculo “Terreiro do Paço – A nossa Praça”, uma iniciativa da Associação de Turismo de Lisboa, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC.

“Terreiro do Paço – A nossa Praça” transforma o Terreiro do Paço numa tela multimédia gigante, com 150 metros, que constitui a maior projecção em 3D de vídeo mapping em Portugal.

Para o espectáculo contou-se com a participação de Nuno Maya, Carole Purnelle e mais de 40 crianças de quatro escolas lisboetas. Artistas e alunos criaram desenhos e pinturas que compõem um filme feito com 22 mil imagens sequenciais que estão adaptadas à fachada do edifício – foram 150GB de filmagens e 500 imagens! A banda sonora da filmagem foi composta por Sylvain Moreau.

Esta sequência tem a duração de 15 minutos. Até o dia 31 de Março, das 21h às 00h15 a sequência será apresentada de hora a hora, sendo que o restante intervalo de tempo está reservado para a interacção do público.

A interacção é gratuita (tal como o espetáculo) e adultos e crianças são incentivados a participar com pinturas de luz feitas num ecrã táctil em tempo real. Posteriormente essas pinturas irão integrar uma base de dados composta por centenas de artistas e disponibilizadas em  www.pinturasdeluz.com.

Uma excelente iniciativa para este fim-de-semana prologando da Páscoa.

Fonte: cm-lisboa.pt

Escrito por: Ana Lapa
 
 Imagem
Até 30 de Março, no Centro de Arte Moderna, em Lisboa, estará em exposição o trabalho em vídeo da afegã Lida Abdul, na sua primeira apresentação em Portugal.

Embora resida actualmente nos EUA, esta artista procura divulgar a realidade do seu país natal, mostrando nas suas obras situações ficcionais de enorme beleza mas que não deixam de expor as consequências da guerra.

Registados em condições de grande isolamento, os momentos que Lida Abdul nos traz retratam as populações e as paisagens desoladas onde vivem, muitas vezes acompanhadas pela voz da artista ou simplesmente pelo som do vento num descampado. 
Consegue, assim, dar-nos a conhecer o outro lado do Afeganistão, que vai muito para além das imagens de soldados geralmente transmitidas.

Entre as obras em exposição encontra-se o vídeo In Transit, de 2008, onde crianças brincam no que resta de um avião abandonado, mas ainda White Horse e War Games, de 2006, e White House e Dome, de 2005.

Aberta ao público de terça a domingo, entre as 10 e as 18 horas, não deixem passar esta última oportunidade de explorar o Afeganistão de Lida Abdul!

Mais informações aqui.

Fontes: http://lazer.publico.pt/; www.cam.gulbenkian.pt/

Escrito por: Maria Inês Santos
 
 Imagem
Fábrica é uma instalação fotográfica, cinematográfica e um livro de Daniel Blaufuks, realizada a partir da transformação num cenário da memória e da sua representação do espaço da Fábrica de Fiação e Tecidos do Rio Vizela. Blaufuks fotografou e filmou a Fábrica, auscultou-lhe os ruídos e  trabalhou também uma forte componente objectológica e documental, composta por
carimbos, fichas de trabalhadores, folhas de salário, moedas de cartão, entre outras fontes. 
Este projecto foi produzido no âmbito de 'Reimaginar Guimarães', inserido em Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura.
A instalação estará gratuitamente disponível de 23 de Março a 26 de Maio no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, em Guimarães.

 Escrito por Sofia Gomes
 
 Imagem
Foi inaugurada hoje, na Galeria de exposições dos Paços do Concelho em Lisboa, a Exposição "Tráfico de Mulheres – Escravatura dos Tempos Modernos".

Aqui presente até dia 28 de Março, esta Exposição visa sensibilizar a população para a realidade do tráfico de mulheres e para a necessidade de combater e denunciar esta nova forma de escravatura do século XXI, cujas vítimas podem ser, para além de mulheres para exploração sexual, crianças para adopção e adultos para exploração laboral e/ou comércio de orgãos. 

Estão representados neste evento diversos temas, como a caracterização das vítimas e os processos de submissão utilizados, mas abordando também opções para o seu combate. Conta ainda com a apresentação de testemunhos de mulheres que viveram esta realidade.

Uma vez que Portugal é muitas vezes local de passagem e de destino destas redes, a cidade de Lisboa pretende, assim, contribuir para a sua prevenção e combate, tendo, para isso, sido criado o Programa de Acção Municipal Contra o Tráfico de Seres Humanos.


Aberta das 10h30 até às 18h, não perca a oportunidade de saber mais sobre esta a realidade e aprender a ler os sinais. Porque no que toca o Tráfico de Seres Humanos, "Fazer de Conta é fazer parte".

Fontes: www.cm-lisboa.pt 

Escrito por: Maria Inês Santos
 
 Imagem
Na próxima sexta-feira, dia 15, pelas 22h, o Museu de Serralves irá inaugurar a primeira exposição de uma série dedicada à sua colecção.
Será possível ver não só obras que integraram o acervo desde 2009, através de aquisições, doações ou depósitos, como também as diversas abordagens de autores vindos da Europa, Brasil, México, África do Sul e Estados Unidos, como por exemplo, Rita McBride, Carla Filipe, Paulo Nozolino, José Pedro Croft, João Penalva ou Adriana Varejão.


A exposição decorrerá no Museu de Serralves, no Porto, de 15 de Março a 10 de Junho, das 10h00 às 17h00 de terça a sexta-feira, e das 10h00 às 19h00 aos sábados, domingos e feriados. O preço base é de 7€, sujeito a possíveis descontos.

 Fonte: Guia do Lazer, Público.pt

 Escrito por Sofia Gomes
 
 Imagem
Jorge Martins (n.1940, Lisboa) iniciou o seu percurso na década de 60 e tem vindo a reflectir a sua predilecção pelo desenho e pela pintura e as suas vivências em diferentes cidades como Paris e Nova Iorque. 

O Museu de Serralves irá inaugurar dia 15 de Março, uma retrospectiva de Jorge Martins, denominada "A Substância do Tempo", onde serão apresentadas mais de duas centenas de obras abstractas, desprovidas de cor, mas muito ricas em  texturas e gradações.

A exposição está disponível no Museu de Serralves, no Porto,  entre 15 de Março e 10 de Junho, de Terça a Sexta-feira das 10h00 às 17h00, e aos Sábados, Domingos e feriados das 10h00 às 19h00, com preço base de 7€ sujeito a possíveis descontos.     
No dia 16 de Março, às 18h, estará na Fundação Carmona e Costa, em Lisboa.


Fonte: Guia do Lazer, Público.pt

 Escrito por Sofia Gomes
 
 Imagem
Para quem está perto de Lisboa, este fim-de-semana vale a pena ir até Belém. 


Hoje, às 14h30 e às 16h, e amanhã também às 16h, irão decorrer visitas guiadas ao Palácio de Belém e aos seus jardins, nas quais um técnico do Museu da Presidência da República não só lhe dá a conhecer os espaços, mas também vivências de 500 anos de história. 


Para terminar uma tarde em grande, sugerimos que no final da visita dê um salto até aos Pastéis de Belém, mesmo ao lado do Palácio.  


Bom fim-de-semana!


Escrito por: Ana Lapa