Imagem
Até dia 11 de Maio a Casa da Fotografia acolhe 'São Paulo 2000-2003 - parte 1', um conjunto de 19  fotografias sobre a cidade de São Paulo, realizadas pelo fotógrafo Miguel Saavedra entre os anos 2000 e 2003. 
Ao apreciar este conjunto de fotografias, será possível que o espectador, independentemente de conhecer ou não a cidade, possa criar o seu  próprio percurso, espaço e experiência.

A Casa da Fotografia terá sessões às 18h00 quartas e quintas-feiras, às 15h00 e 19h00 sextas-feiras e sábados, e outros dias e horários consoante marcação.

 Escrito por Sofia Gomes
 
 Imagem
A partir do dia de hoje, 2 de Maio, e durante todo o mês, está aberto ao público o já conhecido Prémio World Press Photo no Museu da Electricidade em Lisboa.

Esta exposição reúne as fotografias que foram premiadas por terem marcado o ano, tendo sido o vencedor do prémio Foto do Ano deste ano o sueco Paul Hasen com a fotografia aqui apresentada: homens transportam os corpos de duas crianças que morreram em consequência de um ataque israelita em Gaza. 

Foram premiados 54 fotógrafos de diversas nacionalidades e em 9 categorias, onde podemos também destacar o português Daniel Rodrigues, que foi reconhecido na categoria "Vida Quotidiana" com uma fotografia de crianças a jogar futebol na Guiné-Bissau.

Aberto ao público até dia 26 de Maio, com entrada grátis, terça a quinta das 10h às 18h e sexta a domingo até às 24h.

Apareçam!

Mais informações sobre as fotografias aqui.

Fonte: http://lazer.publico.pt

Escrito por: Maria Inês Santos
 
Bridget Fleming mudou-se para Nova Iorque em 2008, vinda da Austrália, onde começou a fotografar nova-iorquinos desconhecidos a andar nas suas bicicletas, capturando assim "o batimento cardíaco de Nova Iorque".
Estes não-retratos centram os ciclistas e, simultaneamente dão plano para que as ruas sejam muito mais do que um fundo fotogáfico.
Desde designers de equipamento, arquitectos, directores criativos, profissionais de restauração, actores, músicos, chefs, empreendedores, hoteleiros, artistas a académicos, todos reunidos constituem esta série de fotografias intitulada 'Downtown from behind'
 Para verificar o restante trabalho fotográfico, aceda ao site do projecto: http://downtownfrombehind.com.
 Escrito por Sofia Gomes
 
Ler Alvalade tem por principal  objetivo promover o envolvimento da comunidade na inauguração da Biblioteca  Municipal dos Coruchéus, em Alvalade, e também criar uma coletivo de imagens que  espelhe a visão do bairro por parte da mesma.
A intervenção da comunidade na  inauguração deste espaço torna-se maior, por querermos que este venha a ser um  espaço útil no dia-a-dia do bairro; um potencial centro cultural de  proximidade.
As fotografias podem ser enviadas até dia 4 de Abril.
 
Mais informações: http://blx.cm-lisboa.pt/noticias/detalhes.php?id=806

 
 Escrito por Sofia Gomes
 
‘A batalha que nós não escolhemos – a luta da minha mulher contra o cancro na mama’ foi o título escolhido por Angelo Merendino para o trabalho fotográfico que retrata todos os momentos da doença da esposa, desde o início da quimioterapia até à sua morte.
Apenas cinco meses após casarem, Jennifer Merendino descobriu que tinha cancro na mama. Angelo acompanhou cada momento da doença da mulher com a câmara ao lado, demonstrando honesta e verdadeiramente todas as etapas, tentando assim humanizar o cancro que lhes tinha batido à porta. “[As fotografias] mostram-nos os desafios, as dificuldades, os medos, a tristeza e a solidão” da doença. E, mais importante do que tudo isso, elas mostram o nosso amor” afirma o fotógrafo no seu site
Quando concebeu a ideia decidiu que seria apenas para familiares como forma de recordação, contudo, ao longo do processo, o casal decidiu criar um site e publicar as fotografias. Desde esse dia até agora, um ano e meio depois da morte de Jennifer, o trabalho tem sido muito bem recebido, comovendo imensas pessoas por todo o mundo.
Para o fotógrafo, esta receptividade é uma forma de lidar com o processo: “Pelo menos faz-me sentir que nós conseguimos tirar algo de positivo de uma coisa tão horrível”.
 Escrito por Sofia Gomes
 
 Imagem
O projecto "A Period of juvenile prosperity" reúne um conjunto de fotografias simultaneamente comoventes e aterrorizantes. Estes trabalhos foram registados por Mike Brodie entre 2004 e 2009, e posteriormente publicados no início de 2013. Fascinado com uma comunidade (três ex-namoradas e vários melhores amigos) que apanham boleia de comboios de carga, Brodie aventurou-se com este grupo e registou toda a experiência.
Apesar de ter sido  premiado em 2008 com o Baum Award for American
Emerging Artists Mike Broadie nunca quis ser artista, sendo mecânico de profissão nos dias de hoje. Contudo, continua a expôr as fotografias das suas viagens aventureiras, estando "A Period of juvenile prosperity" em exposição até 6 de Abril na Yossi Milo, em Nova Iorque.

Mais fotografias do autor aqui: http://mikebrodie.net

 Escrito por Sofia Gomes
 
 Imagem
A norte-americana Olivia Bee começou a fotografar aos 11 anos, aos 15 já era profissional, e actualmente com 18 vive em Brooklyn e já trabalhou para a Nike, Hermès, Levis e muitas outras marcas de renome. O primeiro grande trabalho foi para a Converse, tendo sido contactada pela agência VSA Partners. Esta entidade que trabalha com marca que concebeu os "All Star", viu fotografias de Olivia no Flickr e tentou contacta-la por e-mails várias vezes, uma vez que as primeiras tentativas foram interpretadas pela autora como spam. Após esta oportunidade, muitas outras surgiram, entre as quais se destaca uma sessão com Zozia Mamet da série  "Girls" para a "The New York Times Magazine".
Além da rede já referida, Olivia publica as suas fotos no Tumblr, Twitter, Instagram e Facebook.

 Escrito por Sofia Gomes
 
 Imagem
Yoko Ono publicou no Twitter uma fotografia dos óculos que o músico britânico John Lennon usava quando foi assassinado.
A artista japonesa publicou a fotografia dos óculos sujos de sangue, em jeito de comemoração do 44.º aniversário de casamento com John Lennon, aproveitando ainda para apelar ao controlo da posse de armas nos Estados Unidos. De forma a passar a sua mensagem publicou a fotografia várias vezes, com legendas diferentes entre as quais: "Mais de um milhão e 57 mil pessoas foram mortas por armas nos Estados Unidos desde que John Lennon foi assassinado a 8 de Dezembro de 1980. Estamos a transformar este lindo país numa zona de guerra.".

 Escrito por Sofia Gomes
 
 Imagem
Até 15 de Maio está a decorrer o Concurso de Fotografia "Focus on Human Rights", dedicado à temática dos Direitos Humanos.

Organizado pelo Núcleo da Amnistia Internacional de Coimbra, a avaliação das fotografias submetidas ficará a cabo de um júri diverso, composto tanto por fotógrafos profissionais como por membros do Núcleo, mas ainda serão contados os "gostos" que cada fotografia angariar na página do facebook.

Por isso, se gostam de fotografia e têm interesse pelos direitos humanos, não percam esta oportunidade! 
Poderão conseguir ver a vossa fotografia publicada na revista da Amnistia Internacional Portugal!


Fiquem a par de todas as novidades sobre este concurso aqui

Mais informações: nucleocoimbra@gmail.com

Escrito por: Maria Inês Santos
 
 Imagem
O Instituto Português de Fotografia apresentou uma iniciativa mais direccionada para os jovens. O Workshop de Fotografia para jovens dos 10 aos 15 anos terá a duração de 12 horas, permitindo que os mais novos se divirtam ao mesmo tempo que aprendem bases fotográficas relacionadas com o equipamento, a organização visual e a iluminação da imagem.
Desta forma, cultiva a curiosidade nos jovens, dando-lhes a oportunidade de expressar e alargar a sua criatividade.
A iniciativa inclui almoço nos dois dias em que decorrerá, 21 e 22 de Março, e ainda atribui um certificado de participação.

Mais informações aqui.

 Escrito por Sofia Gomes