Imagem
Mia Couto é o vencedor da 25.ª edição do Prémio Camões, que distingue um autor da literatura portuguesa. De acordo com informação dada pela Secretaria de Estado da Cultura à agência Lusa, o nome do escritor moçambicano foi anunciado, esta segunda-feira, no Rio de Janeiro, onde o júri se reuniu.
Mia Couto mostrou-se surpreendido e “muito feliz” com esta distinção, num dia que, revelou, “não lhe estava a correr de feição”. "Recebi a notícia há meia hora, num telefonema que me fizeram do Brasil. Logo hoje, que é um daqueles dias em que se pensa: vou jantar, deitar-me e apagar-me do Mundo. De repente, apareceu esta chamada telefónica e, obviamente, fiquei muito feliz", avançou à agência Lusa, sem adiantar as razões.
O júri integrou os escritores José Eduardo Agualusa e João Paulo Borges Coelho, o jornalista José Carlos Vasconcelos, a catedrática Clara Crabbé Rocha, o crítico Alcir Pécora e o embaixador e membro da Academia Brasileira de Letras Alberto da Costa e Silva. A reunião decorreu no Palácio Gustavo Capanema, sede do Centro Internacional do Livro, Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.
O Prémio Camões foi criado em 1988 por Portugal e pelo Brasil para distinguir um autor de língua portuguesa que, "pelo valor intrínseco da sua obra, tenha contribuído para o enriquecimento do património literário e cultural da língua comum".


Escrito por: Sílvia Malheiro



Leave a Reply.