Imagem
A ONGD Saúde em Português, no âmbito do seu projecto "Mercadoria Humana 2", lançou o desafio à sociedade portuguesa de assumir a luta contra o Tráfico de Seres Humanos através da fotografia.

A Organização das Nações Unidas estima que 2,4 milhões de pessoas de todo o Mundo já foram vítimas de Tráfico Humano no mínimo uma vez nas suas vidas, um dos maiores crimes contra os Direitos Humanos. 

Quer seja exploração sexual ou laboral, tráfico de órgãos, mendicidade, adopções ilegais ou ainda trabalho doméstico ilegal, esta forma de escravidão, que pode assumir formas tão diversas e que está associada muitas das vezes a situações de pobreza e exclusão social, traz consequências gravíssimas ao nível físico, psicológico, emocional e social para as vítimas.

E Portugal não escapa a esta realidade, tendo mesmo sido verificado uma intensificação destes crimes no nosso país, com a continuação da crise económico-social e com o alargar de redes de imigração e de mão-de-obra ilegais.
 
Por isso, não desviem o olhar, juntem a vossa voz a esta campanha!

Para que se possam participar nesta iniciativa, basta enviarem a vossa fotografia, identificada com o vosso nome, profissão e idade, com um cartaz que diga “NÃO AO TRÁFICO DE SERES HUMANOS”, para [email protected].
A fotografia que enviarem será adicionado a este álbum da página do Facebook da Saúde em Português, álbum que será uma forma de sensibilizar toda a sociedade para esta violação gravíssima dos Direitos Humanos.

Participe, porque juntos conseguimos combater o Tráfico de Seres Humanos!

Escrito por: Maria Inês Santos
 
 Imagem
A Fundação “O Século” é uma das maiores instituições de solidariedade social no nosso país.

Desde crianças a idosos, a Fundação presta apoio a cerca de 400 utentes lisboetas por dia, fornecendo refeições, disponibilizando serviços de creche e jardim-de-infância, lares de acolhimento, apartamentos de autonomização para jovens, actividades de lazer para crianças, apoio domiciliário, empresas de inserção profissional, integração social de jovens e uma loja social.

Como se todas estas frentes não fossem já suficientes, a Fundação é mais conhecida pela sua Colónia Balnear Infantil, que se trata de um campo de férias para crianças carenciadas e que permite que cerca de 800 crianças por ano tenham acesso a diversas actividades que doutra forma lhes estaria vedada.

Apesar de todo o apoio prestado, também a Fundação “O Século” viu reduzido o seu financiamento e, em contrapartida, na última década o número de serviços sociais prestados duplicou.

Como forma de dar continuidade aos seus projectos, a Fundação irá este ano permitir turismo social nas suas instalações e disponibilizar serviços a um preço reduzido.

Assim, irão ser disponibilizados 30 quartos, para aluguer, em S. Pedro do Estoril, 12 suites e 18 quartos, durante os meses de Verão. O programa de turismo social inclui não só alojamento, mas também refeitório. Esta instalação tem excelentes condições e dá também acesso directo e exclusivo à praia de S. Pedro do Estoril.

Quanto aos serviços a ser desenvolvidos, o excedentário produzido nos refeitórios pode ser distribuído a instituições que precisem deste tipo de resposta, num serviço de take away. Está também a ser desenvolvido um projecto de venda directa para quem quiser uma boa refeição estando a ajudar uma instituição de solidariedade social, e ainda serviços de lavandaria, engomadoria, arranjos de costura (e quem sabe, mais tarde, reparações domésticas), a preços reduzidos.

Excelentes iniciativas, que nos permitem também ajudar uma instituição que tanto tem feito por quem mais precisa.

Fontes: publico.pt; boasnoticias.clix.pt

Escrito por: Ana Lapa
 
A Saúde em Português, Associação de Profissionais de Cuidados de Saúde dos Países de Língua Portuguesa, encontra-se a desenvolver uma campanha de recolha de bens.

Com o objectivo de desenvolver um projecto de integração social, pede a todos que adiram a esta iniciativa, doando bens em bom estado de conservação, nomeadamente:
  • Móveis (camas e colchões, mesa e cadeiras, roupeiros);
  • Electrodomésticos e utensílios de cozinha (talheres, pratos, copos, tachos, entre outros)
  • Acessórios para casa de banho e têxteis (roupa de cama, cobertores, édredons, almofadas, toalhas de rosto e de banho, toalhas, panos de cozinha, cortinados e tapetes)

Para participarem nesta recolha contactem para [email protected] ou 239 702 723 / 960 092 989 / 926 848 018.

Apoiem a Saúde em Português para que também ela possa ajudar!

Mais informações aqui