Imagem
A Fundação “O Século” é uma das maiores instituições de solidariedade social no nosso país.

Desde crianças a idosos, a Fundação presta apoio a cerca de 400 utentes lisboetas por dia, fornecendo refeições, disponibilizando serviços de creche e jardim-de-infância, lares de acolhimento, apartamentos de autonomização para jovens, actividades de lazer para crianças, apoio domiciliário, empresas de inserção profissional, integração social de jovens e uma loja social.

Como se todas estas frentes não fossem já suficientes, a Fundação é mais conhecida pela sua Colónia Balnear Infantil, que se trata de um campo de férias para crianças carenciadas e que permite que cerca de 800 crianças por ano tenham acesso a diversas actividades que doutra forma lhes estaria vedada.

Apesar de todo o apoio prestado, também a Fundação “O Século” viu reduzido o seu financiamento e, em contrapartida, na última década o número de serviços sociais prestados duplicou.

Como forma de dar continuidade aos seus projectos, a Fundação irá este ano permitir turismo social nas suas instalações e disponibilizar serviços a um preço reduzido.

Assim, irão ser disponibilizados 30 quartos, para aluguer, em S. Pedro do Estoril, 12 suites e 18 quartos, durante os meses de Verão. O programa de turismo social inclui não só alojamento, mas também refeitório. Esta instalação tem excelentes condições e dá também acesso directo e exclusivo à praia de S. Pedro do Estoril.

Quanto aos serviços a ser desenvolvidos, o excedentário produzido nos refeitórios pode ser distribuído a instituições que precisem deste tipo de resposta, num serviço de take away. Está também a ser desenvolvido um projecto de venda directa para quem quiser uma boa refeição estando a ajudar uma instituição de solidariedade social, e ainda serviços de lavandaria, engomadoria, arranjos de costura (e quem sabe, mais tarde, reparações domésticas), a preços reduzidos.

Excelentes iniciativas, que nos permitem também ajudar uma instituição que tanto tem feito por quem mais precisa.

Fontes: publico.pt; boasnoticias.clix.pt

Escrito por: Ana Lapa



Leave a Reply.