Imagem
Está em exposição, desde 9 de Fevereiro, na Culturgest, a obra de Rui Toscano. A exposição procura dar ao conhecer ao público e consagrar as esculturas sonoras do artista.

Rui Toscano produziu, em 1994, a escultura sonora “Bricks are Heavy” em que utiliza um radiogravador tanto como amplificador de som como enquanto elemento escultórico, obra que veio a mostrar ser determinante para os trabalhos subsequentes do artista.

Apesar da referência à cultura rock e geracional estar muito presente nas primeiras obras de Rui Toscano, aquilo que até aos dias de hoje mais se destaca é reactivação da linguagem formal característica da escultura minimalista (basta olhar para o exemplo o uso do paralelepípedo) quando as atitudes, questões e premissas de que parte são estranhas a essa mesma tradição.

Com a gradual extinção do radiogravador, tornou-se cada vez mais difícil a realização destes trabalhos. Ainda assim, na Culturgest, poderá ver as esculturas “Bricks are heavy”, “They Say We’re Generation X But I Say We’re Generation Fuck You!”, “Black Painting (Perfect Lovers)”, “T”, “Whistling in the Dark”, “Light Corner”, e “From Point A to Point B”.

Para além das obras conhecidas do artista, nesta exposição serão também dadas a conhecer duas outras esculturas sonoras: "Square Falls" (2012) e "No saying yes" (cujo trabalho foi iniciado em 2002 mas só foi concluído este ano).

A exposição estará aberta ao público até dia 19 de Maio (encerra nos dias 29 e 31 de Março e 1 de Maio). A visita tem um custo de 2euros, sendo que aos domingos de manhã é gratuita.

Para além do contacto com a obra de Rui Toscano, já este sábado ou novamente dia 13 de Abril pelas 17h poderá realizar as vistas guiadas por Miguel Wandschneider, curador do projecto.

Fonte: Culturgest.pt

Escrito por: Ana Lapa.



Leave a Reply.