‘A batalha que nós não escolhemos – a luta da minha mulher contra o cancro na mama’ foi o título escolhido por Angelo Merendino para o trabalho fotográfico que retrata todos os momentos da doença da esposa, desde o início da quimioterapia até à sua morte.
Apenas cinco meses após casarem, Jennifer Merendino descobriu que tinha cancro na mama. Angelo acompanhou cada momento da doença da mulher com a câmara ao lado, demonstrando honesta e verdadeiramente todas as etapas, tentando assim humanizar o cancro que lhes tinha batido à porta. “[As fotografias] mostram-nos os desafios, as dificuldades, os medos, a tristeza e a solidão” da doença. E, mais importante do que tudo isso, elas mostram o nosso amor” afirma o fotógrafo no seu site
Quando concebeu a ideia decidiu que seria apenas para familiares como forma de recordação, contudo, ao longo do processo, o casal decidiu criar um site e publicar as fotografias. Desde esse dia até agora, um ano e meio depois da morte de Jennifer, o trabalho tem sido muito bem recebido, comovendo imensas pessoas por todo o mundo.
Para o fotógrafo, esta receptividade é uma forma de lidar com o processo: “Pelo menos faz-me sentir que nós conseguimos tirar algo de positivo de uma coisa tão horrível”.
 Escrito por Sofia Gomes



Leave a Reply.