Imagem
Desde Dezembro que está em palco a peça “Isto É Que Me Dói!” no Teatro Villaret. A peça chega agora ao seu último mês.

Até dia 28 de Abril ainda pode assistir à encenação daquela que é considerada uma comédia clássica do nosso país (com a primeira interpretação feita por, entre outros, Raul Solnado) e que nos mostra as peripécias do internamento de um actor num hospital público.

A interpretação conta com um elenco com nomes como José Raposo, Sara Barradas, Fátima Severino, Miguel Raposo, Ricardo Raposo, Joel Branco (como actor convidado, Joel Branco fez também parte da primeira encenação, em 1977) e com a participação especial do actor Joaquim Nicolau.

A peça está em cena às 4ªs, 5ªs e 6ªs feiras às 21h30 e aos fins-de-semana às 16h.

O bilhete tem o custo de 15euros e pode ser adquirido na bilheteira do teatro e em ticketline.pt.

Escrito por: Ana Lapa
 
 Imagem
Poderá a mecânica erótica do  universo explicar-se através da mais velha profissão do mundo? A nova criação do  Teatro da Garagem tem precisamente como ponto de partida o universo da  prostituição para, sem olhar a sexos – “que Eros não escolhe o sexo dos anjos”  –, propor uma reflexão sobre o modo como o impulso erótico pode mudar o curso  dos acontecimentos. Como lembra Carlos J. Pessoa, “foi uma prostituta,
como  magistralmente contou Carlos Fuentes, que serviu de tradutora entre Montezuma e  Pizarro, e foi amante dos dois, a verdadeira força que determinou o destino pós-colombiano da Terra centro americana”. 
De autoria e encenação de Carlos J. Pessoa, com Alessandra Armenise, Francisca Moura, Hélio Rosa, Joaquina Chicau, Maria João Vicente, Miguel Mendes, Nuno Nolasco e Nuno Pinheiro.

De 2 a 7 de Abril, a peça estará em exibição no Teatro Taborda, às 21h30, entre terça-feira e domingo. 
 

 Escrito por Sofia Gomes
 
 Imagem
Até ao final desta semana é possível assistir à peça de teatro "Há muitas razões para uma pessoa querer ser bonita", no Teatro Aberto.

Com encenação de João Lourenço e um elenco aliciante, composto por Ana Guiomar, Jorge Corrula, Sara Prata e Tomás Alves, esta é uma adaptação de uma das três peças que Neil La Bute dedica aos temas da imagem física na sociedade.

Em palco é nos dada a conhecer a dinâmica entre Rui, que gosta de Xana, mas faz uma infeliz apreciação dela, a própria Xana que gostava que o namorado a achasse mais bonita, Daniel - que não resiste a uma mulher bonita - e Carla, que gostava de ser menos atraente e chamar menos à atenção.

A peça leva-nos a questionar o papel e a importância que a aparência tem não só no nosso amor próprio, mas também na nossa relação com os outros, no sucesso pessoal e profissional. 

Em exibição esta 4ª, 5ª, 6ª e sábado às 21h30 e domingo às 16h00.

O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 15 euros e pode ser adquirido na bilheteira do teatro (também tem plataforma online), nas lojas FNAC, Worten, Agências Abreu, CTT e El Corte Inglês.

Mais informações, aqui: http://www.teatroaberto.com

Escrito por: Ana Lapa
 
 Imagem
Boas notícias para os mais novos!

Uma das obras de leitura obrigatória para os alunos do ensino secundário “Felizmente Há Luar” de Luís de Sttau Monteiro está em palco no Centro Cultural Malaposta. Sem dúvida uma forma divertida e lúdica de acompanhar a obra.

Interpretado por diferentes alunos quer de escolas secundárias quer faculdades, e com encenação de Jorge Estreia, a peça leva-nos a reflectir sobre os anos 60 em Portugal, o regime Salazarista e as condições de vida dos portugueses.

"Felizmente Há Luar" está em cena até dia 5 de Maio, às sextas-feiras e sábados às 21h30 e aos domingos às 16h00. Os bilhetes também estão disponíveis na Ticketline e têm um custo de 3 euros.

Mais informações, aqui: http://www.malaposta.pt/03_marco/teatro_felizmente_ha_luar.html

Escrito por: Ana Lapa
 
 Imagem
O Teatro dentro do Teatro. No 1º acto acompanhamos o ensaio geral de “Tudo a Nu”, ficamos a conhecer os actores, as suas personalidades e como se relacionam uns com os outros. Percebemos também que nem tudo corre sobre rodas nesta produção. No 2º acto assistimos a uma representação da peça que já conhecemos, mas do ponto de vista dos bastidores. Já passou uma semana desde a estreia e as relações entre os actores/personagens evoluíram. No 3º acto, após 3 meses de tournée, voltamos a ver a peça do lado do público, entretanto nos bastidores as relações deterioraram-se e as repercussões em cena são catastróficas.

Entre o desvendar de algum do mundo mágico dos bastidores, dos artistas e da construção de um espectáculo e o simples facto de que os actores são, afinal, apenas pessoas, esta é uma uma comédia hilariante baseada no texto internacionalmente conhecido de Michael Frayn, "Noises Off".

Elenco: Ângela Pinto, Gonçalo Ferreira, Hélder Gamboa, Inês Castel-Branco, Isabel Ribas, Mónica Garcez, Paulo Oom, Rui Raposo e Rui Sérgio.

Quando: 20 de Março a 27 de Abril - Quarta a Sábado 21h30, Domingo 16h00
Onde: Centro Cultural Malaposta
Preço: 12,5€

Mais informações: http://www.malaposta.pt/03_marco/teatro_tudo_a_nu.html

Escrito por: Tânia Cardoso
 
 Imagem
O Teatro Nacional D. Maria II e a Comuna Teatro de Pesquisa trazem pela primeira vez a palcos nacionais a peça “À Vossa Vontade” (As You Like It)de William Shakespeare.

Escrita por volta de 1599, é uma das comédias mais famosas do dramaturgo, integra ainda uma das frases mais citadas de Shakespeare: “Todo o mundo é um palco”. A peça condensa várias visões do mundo, entre cómicas peripécias e jogos. Apesar disso, há 200 anos que “À Vossa Vontade” não é produzida na íntegra em teatro.

A acção desta peça decorre em dois cenários, a Corte, local opressivo e onde impera a lei dos mais fortes a submissão dos mais fracos, e a Floresta de Arden, onde tudo é possível.

A peça tem início na corte, onde Rosalinda é expulsa da corte pelo seu tio, depois do seu pai ter sido exilado, e onde Orlando, traído pelo irmão, fica sem a sua herança e dignidade. Resta-lhes o amor que os une. Assim, decidem fugir rumo à longínqua Arden. Nesta misteriosa floresta, nada, nem ninguém são quem parecem, todos se encontram e escondem, apaixonam e desapaixonam num quebra-cabeças amoroso. Mas Arden é um local mágico, onde a esperança se alimenta de paixão, e onde todos aqueles que lutam pela felicidade e nela acreditam têm direito a uma compensação divina.


Com encenação de Álvaro Correia e Manuela Couto e João Lagarto no papel de Rosalinda e Orlando, a peça estará em cena até dia 14 de Abril, na sala Garrett do TNDMII. 

“À Vossa Vontade” está em exibição de quarta-feira a sábado às 21h e aos domingos às 16h (excepto dia 31 de Março).

Dia 14 de Abril, às 16h a sessão será acompanhada por interpretação em língua gestual portuguesa.

Os preços oscilam entre os 8 e os 17€ e são passíveis de descontos e condições especiais.

Mais informação, aqui: http://www.teatro-dmaria.pt/pt/calendario/a-vossa-vontade/  

Fontes: ruadebaixo.com; teatro-dmaria.pt


Escrito por: Ana Lapa
 
 Imagem
Estreia amanhã no Mosteiro São Bento da Vitória a peça “Fernanda – Quem falará de nós, os últimos?” com prosas e poemas de “Fernanda”, de Ernesto Sampaio.

“Fernanda – Quem falará de nós, os últimos?” é uma homenagem à actriz Fernanda Alves, numa convocação para a vida, acendida pelo legado do marido, Ernesto Sampaio, em 2000, com “Fernanda”.

Produzida pelo Teatro da Rainha e pelo Teatro Nacional São João do Porto a encenação está a cabo de Fernando Mora Ramos, que também divide o palco com Joana Carvalho enquanto Ernesto e Fernanda: “Sós, ambos, na estrada, nos confins mais remotos, tu já dentro da noite e eu à beira dela”.

A peça estará em cena de 22 a 27 de Março (excepto dia 25) às 21h30 e tem a duração de 1h.

Bilheteira:
  • Plateia - 15 euros
  • Balcão - 10 euros

Mais, aqui: http://www.tnsj.pt/home/espetaculo.php?intShowID=476

Escrito por: Ana Lapa
 
 Imagem
 "A ESTE – Estação Teatral encontra nesta já lendária história da sua região o
rudimento para criar um novo espectáculo, transmitindo assim as bases da sua teatralidade. Numa comunicação directa, onde o Teatro se faz com o
espectador, o gesto, o movimento, a acção e a música dos bombos e do pífaro expressam a força telúrica de uma história regional que serviu de inspiração para a Revolução dos Cravos, em Abril de 1974, e se nos depara hoje como feliz metáfora de uma sociedade que permite com assustadora
passividade que poucos Garrett fiquem com todas as castanhas…" (Rostos.pt)

"A verdadeira história da tomada do Carvalhal" estará em cena dia 22 de Março, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, com entrada gratuita.

 Escrito por Sofia Gomes
 
 Imagem
Dia 27 de Março será o Dia Mundial do Teatro.

Para comemorar o Teatro Nacional D. Maria II irá realizar diversas actividades culturais:

  • Ao longo do dia irão decorrer visitas guiadas ao Teatro, pelos diferentes espaços para dar a conhecer o seu património histórico e artístico. Ainda na visita é possível ver uma mostra de telas de obras representativas das artes plásticas brasileiras, a exposição "Portinari e Cavalcanti". As visitas estão agendadas para começar às 10h, às 11h30 e às 17h.

  •  Às 13h no Salão Nobre irá decorrer a interpretação “Manucure” do poema de Mário de Sá-Carneiro, num misto de um recital ou concerto, interactivo e que também se estende à arte plástica sonora. 
        Com interpretação de João Grosso, “uma personagem encontra-se no café, comovendo-se com a sua própria sensação de ternura, e progressivamente instala-se o caos e a loucura: a tensão entre o interior e o exterior, a modulação vocal inspirada no ondear aéreo e nas cacofonias dos transportes e da indústria, a sensualidade da ausência de suporte, o cadenciado da máquina que se transforma em Rap, uma chávena de café que se transforma em ser desfeito”.

  • Tanto às 13h30 como às 17h30, no lado direito da fachada do Teatro (Praça D. Pedro IV), será apresentada “A Festa de Rosinha Boca Mole” pela mão da Companhia Mamulengo da Folia. Trata-se de um espectáculo de marionetas de luvas e fantoches típicos do nordeste brasileiro. 

  • Estará também aberto ao público, às 15h e às 18h, para além da mostra de telas “Portinari e Cavalcanti”, a exposição de Ana Hatherly “No princípio está o gesto”.

  • À noite é possível assistir a duas encenações: “À nossa vontade”, interpretação de Álvaro Correia de uma das peças mais cómicas de Shakespeare. Às 21h na Sala Garrett. Às 21h15 tem início na Sala Estúdio a dramaturgia de Almada negreiros “Olhos de Gigante”.

Sem dúvida que é uma data para assinalar na agenda.

Bilheteira:
É possível levantar bilhetes a partir das 9h30 para as visitas guiadas e a partir das 14h para os espectáculos. Só são atribuídos dois bilhetes por pessoa e não é possível fazer reservas.
 
Mais informações, aqui: http://www.teatro-dmaria.pt

Escrito por: Ana Lapa
 
 Imagem
Irá se realizar nos próximos dias 18 e 19, pelas 21h, no Cinema São Jorge, uma adaptação em palco da obra cinematográfica “Jesus Cristo Superstar” pela mão de artistas com deficiência mental.

Esta é uma iniciativa do Elo Social, uma associação para a integração e apoio ao deficiente jovem e adulto,  no âmbito do seu 30º aniversário. O trabalho da associação na área da dramatização visa promover a inclusão social e desenvolver as capacidades expressivas das pessoas com deficiência mental.

Em palco serão representados mais de 20 temas do musical, pelos actores do Elo Social, pelo seu grupo “Os Panteras Negras” e por artistas convidados (José Raposo, Sara Barradas, João Didelet, Fernanda Freitas, Conceição Lino, Fernando Pereira, Paula Teixeira, André Cruz, Marina Mota, Simone de Oliveira, Pedro Barroso, José Malheiro, Pedro Lima, António Sala, Susana Félix, entre outros).

Os bilhetes podem ser adquiridos no Elo Social e custam 5 euros.

Para mais informações contactar o Elo Social através do número 218 540 360 ou em www.elosocial.org ou o Cinema São Jorge, 213 103 402 ou www.egeac.pt.

Fontes: agendalx.pt; tvl.pt


Escrito por: Ana Lapa