Imagem


No próximo dia 4 de Março (segunda-feira), o Centro de Estudos Africanos no ISCTE-IUL promove a apresentação e debate do filme "A Voz da População, as rádios comunitárias na Guiné-Bissau".

Este filme procura divulgar a história das rádios comunitárias da Guiné-Bissau, mas também os desafios que estas enfrentaram e a a forma como foram recebidas e apropriadas pelas comunidades locais.

A sessão acontecerá às 18h, no Auditório B204, no Edificio 2 do ISCTE-IUL.




Mais informações:
http://cea.iscte.pt/2013/noticias/6446/

Escrito por: Maria Inês Santos
 
Nos dias 1 e 2 de Março, no Porto e em Aveiro respectivamente, terão a oportunidade de assistir à projecção do filme "Crianças da Amazónia", no âmbito do ciclo de cinema Direitos e Desenvolvimento organizado pela Plataforma Portuguesa das ONGD.

O filme explora a ligação entre a floresta Amazónia, os povos que nela habitam e todos nós que partilhamos este planeta.

No Porto (1 de Março), o filme será passado às 17h no Auditório do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto. Já em Aveiro (2 de Março), a projecção acontecerá na Casa Municipal da Juventude, também às 17h.
Ambas as sessões serão seguidas de um debate que contará com a presença da realizadora Denise Zmekhol.


A entrada não tem custos mas é necessário fazer a inscrição por e-mail, com nome e titulo do filme:


Vejam o Trailer: http://www.childrenoftheamazon.com/

Mais informações:
http://plataformaongd.pt/agenda/evento.aspx?id=839
http://plataformaongd.pt/agenda/evento.aspx?id=842
Escrito por: Maria Inês Santos
 
Começa hoje, 25 de Fevereiro, a 33ª edição do festival de cinema Fantasporto, que irá decorrer até dia 10 de Março.

Este evento está dividido em 2 momentos - o Pré Fantas, de 25 a 28 de Fevereiro, e o Festival, de 1 a 10 de Fevereiro - e contará, tal como nas edições anteriores, com competições internacionais em várias secções: Cinema Fantástico, Semana dos Realizadores, Orient Express e Cinema Português. 

Haverá também a oportunidade para estar presente em alguns momentos de homenagem, como na celebração dos 70 anos de "Aniki Bobó", do realizador português Manoel de Oliveira, ou na comemoração de Estrelas do Cinema Francês.

Não faltem ao Fantas deste ano, com o melhor cinema do Mundo reunido no Rivoli Teatro Municipal da cidade do Porto!

Mais informações:
http://www.fantasporto.com/inicio 
Escrito por: Maria Inês Santos
 
Enquanto a espera pela cerimónia parece não ter fim, aqui estão algumas curiosidades sobre esta 85ª edição dos Óscares:

1) Pela primeira vez na história do Óscares, todos os nomeados para  melhor actor secundário - Alan Arkin ("Argo"), Robert De Niro ("Guia Para um Final Feliz"), Philip Seymour Hoffman ("O Mentor"), Tommy Lee Jones ("Lincoln") e  Christoph Waltz ("Django Libertado") - foram previamente premiados.

2) Trinta e um anos depois, o filme "Guia Para Um Final Feliz" repete a façanha de "Reds", estando nomeado para todas as categorias de interpretação (Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Robert De Niro e Jackie Weaver)

3) Com "00:30 A Hora Negra", de Katryn Bigelow, foi atingida a 11ª nomeação de melhor filme  realizado por uma mulher. Anteriormente foram nomeados filmes de Randa Haines, Penny Marshall, Barbra Streisand, Jane Campion, Sofia Coppola, Jonathan Dayton e Valerie Faris, Loveleen Tandan, Lone Scherfig e da própria Katryn Bigelow (única a ganhar o Óscar com "Estado de Guerra")
 Imagem


4) Emmanuelle Riva completa hoje 86 anos! É a mais velha actriz nomeada na categoria de melhor actriz principal. A única mais velha a receber uma nomeação, para melhor actriz secundária, foi Gloria Stuart, com 87 anos, pelo seu desempenho em "Titanic" (1997).

5) A estreante Quvenzhané Wallis tem apenas 9 nove anos, tornando-se assim a mais nova actriz de sempre a  ser nomeada para a categoria de Melhor Actriz. As únicas pessoas mais novas do que Wallis, foram Jackie Cooper (9 anos) em "Skippy" (1931) e Justin Henry (8 anos) em  "Kramer vs. Kramer", em categorias secundárias de  interpretação.

6)  Em toda a história dos Óscares houve apenas 17 pessoas que receberam uma nomeação para um Óscar de interpretação principal com o seu papel de estreia. Wallis junta-se agora a esse grupo.
 
7)  Alan Arkin  foi nomeado pela primeira vez há 46 anos em "Vêm aí os Russos, Vêm aí os Russos" (1966), tornando-se assim no actor com maior distância temporal entre a primeira e a última nomeação. A melhor marca pertence a Katherine Hepburn, com um intervalo de 48 anos.

 Imagem
8) Daniel Day-Lewis está  nomeado para um Óscar pelo seu desempenho de Abraham Lincoln. Contudo, a mesma situação já se tinha sucedido há 72 anos com Raymond Massey, em "O Libertador" (1940)

9) Ao longo dos anos, houve vários actores a receber uma nomeação por retratarem um presidente dos Estados Unidos: James Whitmore ("Give 'em Hell, Harry!", 1975), Anthony Hopkins ("Nixon", 1995) e Frank Langella("Frost/Nixon", 2008). Lewis junta-se agora a este grupo.

10) Se Daniel Day-Lewis ("Meu Pé Esquerdo" e "Haverá Sangue") vencer hoje,  torna-se no único actor com  três prémios conquistados na categoria de melhor actor.


11) Sally Field ("Norma Rae" e "Um Lugar no Coração") já ganhou dois Óscares podendo hoje chegar ao seu 3º prémio,  juntando-se a Ingrid Bergman, Walter Brennan, Jack Nicholson e Meryl Streep, na categoria de triplos vencedores. O recorde pertence a Katherine Hepburn, com quatro prémios. 

12) Após sete nomeações e duas vitórias na categoria de melhor realizador, Steven Spielberg pode igualar Frank Capra e William Wyler, caso seja bem sucedido hoje. Ainda assim, John Ford continua a ser o mais premiado nesta categoria, com quatro Óscares.

 Imagem
13) Depois de "Hugo" (2012), "Toy Story 3" (2011), "Avatar" (2010), e "Up - Altamente" (2010), a "A Vida de Pi" é o quinto filme rodado em 3D a ser nomeado na categoria de melhor filme. 

14) Assim como "Titanic" (1997), "Master & Commander: O Lado Longínquo do Mundo" (2002), e "Hugo" (2001), também "A Vida de Pi" está nomeado nas sete categorias técnicas de fotografia, montagem, banda sonora original, montagem sonora, mistura sonora e efeitos visuais.

15)  Após 10 anos, um musical volta a ser nomeado para melhor filme. "Os Miseráveis" junta-se assim a "Chicago" (2002).
Escrito por: Sofia Gomes
 
 Imagem
A cerimónia dos Óscares de 2013 está quase aí e este ano parece que será marcada por bastantes alterações em relação a anos anteriores.

O apresentador deste ano será Seth MacFarlane, um comediante conhecido pelas séries "Family Guy" e "American Dad", e pelo recente filme "Ted". Será que poderemos antever uma noite marcada por um humor mais politicamente incorrecto?

Por outro lado, segundo as noticias que têm vindo a ser divulgadas, podemos antever uma noite em que a música desempenhará um papel principal, desde Adele com a primeira actuação ao vivo do tema "Skyfall", a Barbra Streisand e Nora Jones, passando por uma homenagem aos musicais no cinema, com actuações de diversos actores de temas dos musicais "Chicago", "Dreamgirls" e "Os Miseráveis". Haverá também um momento de encerramento diferente do habitual, um momento musical final com Seth MacFarlane a juntar-se a Kristin Chenoweth.

Mas, para ficarmos a conhecer verdadeiramente todas as alterações de que temos ouvido rumores, não há outra alternativa senão assistirmos à grande festa do cinema, na TVI a partir da 1h. 

Não faltem!

Escrito por: Maria Inês Santos
 
 Imagem
O filme de Michael Haneke venceu as principais categorias dos prémios do cinema francês: Melhor Filme, Melhor Actor, Melhor Actriz, Melhor Realizador e Melhor
Argumento Original.
Perante a ausência do realizador, coube à actriz de 86 anos Emmanuele Riva, representar Amour, e  receber a longa ovação do público no Théâtre du Chatelet.
O grande derrotado da noite foi Camille Redouble, que reunia 13 nomeações (o mais nomeado) e saiu da cerimónia sem um único César.

Somando mais estes prémios à sua lista a expectativa para a Cerimónia dos Oscares, que se realiza hoje, está cada vez maior. Nomeado para Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Argumento Original, Melhor Actriz e Melhor Realizador, resta-nos aguardar para ver se Amour  será mais uma vez a surpresa da noite.


 Escrito por Sofia Gomes
 
 Imagem
Inaugurada no dia 17 de Janeiro de 2013, pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. António Costa e pela Vereadora da Cultura, Dra. Catarina Vaz Pinto, a Casa do Cinema abriu ontem as suas portas ao público.

Esta 'Casa' passa assim a ser a nova morada de sete entidades responsáveis pela organização de festivais de cinema na cidade de Lisboa, e de duas associações profissionais do sector:

- Academia Portuguesa de Cinema

- APORDOC - Associação pelo Documentário (Doclisboa, Doc's Kingdom, Panorama)

- APR - Associação Portuguesa de Realizadores
- Associação Cultural Janela Indiscreta (Queer Lisboa - Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa)
- CTLX - Cineclube de Terror de Lisboa (MOTELx - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa)


- DuplaCena, Lda. (Temps D'Images Lisboa, FUSO - Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa)

- FESTin (FESTin - Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa)

- IndieLisboa (IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema Independente)

- MONSTRA (Monstra - Festival de Animação de Lisboa)

Mais informações aqui.
 

 Escrito por Sofia Gomes
 
 Imagem
A Cinemateca Portuguesa abre, em 2013, vagas para estágios curriculares não remunerados.

Com a duração de 3 meses, estes estão organizados em duas épocas: de 1 de Abril a 28 de Junho e de 2 de Setembro a 28 de Novembro.

As vagas dividem-se por várias áreas funcionais, nomeadamente: arquivo de imagens em movimento, arquivo de aparelhos e objectos, biblioteca especializada, programação, cabine de projecção, serviço educativo e administração.


A data limite para entregar as candidaturas para ambas as épocas deste ano é já dia 22 de Fevereiro.
Apressem-se!


Mais informações sobre o Programa de Estágios e respectivas candidaturas: http://www.cinemateca.pt/Cinemateca/Noticias/Anuncio-de-abertura-de-estagios-para-2013.aspx 

Escrito por: Maria Inês Santos
 
 Imagem
"Num mundo incompleto, desregrado, empobrecido, mutável e imenso, entregue a um momento em que as dificuldades se diversificam e persistem as lutas individuais, sociais e culturais, perguntamo-nos o que queremos fundear com o Festival  InShadow – Vídeo, Performance e Tecnologia. Reflectimos e propomos uma  programação onde o indivíduo/espectador é também o autor das narrativas que dialogam com o seu tempo."


A edição deste ano do InShadow Festival decorrerá entre 29 de Novembro  e 7 de Dezembro, no Teatro São Luiz e em vários outros espaços de Lisboa.




 As candidaturas para a 5º edição do InShadow abrem no dia 22 de Fevereiro nos géneros:
- Vídeo-dança
- Vídeo-arte
- Documentário criativo
- Performances (solos)
- Instalação

Mais informações sobre o regulamento ematerial a apresentar : http://www.voarte.com/pt/festvoarte/inshadow/candidaturas/

 Escrito por Sofia Gomes
 
 Imagem
Com início no passado dia 18, no Auditório 2, Torre B da FCSH, este ciclo pretende mostrar o que de melhor se fez, e se faz, no panorama cultural nacional, demonstrando a qualidade do cinema produzido em terras lusitanas assim como, tendências evolutivas. 
 
Esta iniciativa levada a cabo pela Associação de estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - AEFCSH-UNL - contempla um grande leque de realizadores portugueses e conta com convidados em algumas sessões.
 

 
 
22 FEV - VIDAS SEM RUMO de Manuel Guimarães (década de 50)
25 FEV - BELARMINO de Fernando Lopes (década de 60)
27 FEV - PERDIDOS POR CEM de António Pedro Vasconcelos (década de 70)
1 MAR - UM ADEUS PORTUGUÊS de João Botelho (década de 80)
4 MAR - O PROCESSO DO REI de João Mário Grilo (década de 90)
6 MAR - SOB CÉUS ESTRANHOS de Daniel Blaufuks + ANDRÉ VALENTE de Catarina Ruivo (década de 2000)
18 MAR - DIAS CONTADOS de Renata Sancho + O ESTRANHO CASO DE ANGÉLICA de Manoel de Oliveira (década de 2010)
 
 
 

 Escrito por Sofia Gomes