Imagem
Luís Andrade é madeirense, estudou violoncelo e direcção de orquestra na Ucrânia, e posteriormente concluiu uma pós-gradução em violoncelo na Holanda. Já ganhou diversos prémios e neste momento é maestro da Orquestra de Câmara Enigma em Stokkem, na Bélgica. É o único português dos 10 finalistas escolhidos entre 145 candidatos ao Prémio Jovens Maestros, destinado a maestros em início de carreira, até aos 35 anos de idade.

Além de Luís Andrade o júri  escolheu: Andris Rasmanis, da Letónia; Azis Sadikovic, da Áustria; Benjamin Rous, dos Estados Unidos; Chaowen Ting, da China; Danko Drusko, da Alemanha; Hyun-Jin Yun, da Coreia do Sul, actualmente a estudar na Alemanha; Kornel Thomas, dos Estados Unidos, de origem húngara; Marius McGuinness, de Espanha, e Sebastian Perlowski, da Polónia.

Os finalistas irão dirigir a Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML) em provas eliminatórias públicas, a realizar no dia 15 de Maio no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, permitindo ao júri eleger três finalistas para novas provas com orquestra e solista. O vencedor apresentar-se-á em concerto único à frente da OML no dia 18 de Maio no palco do São Luiz Teatro Municipal e será distinguido com o Prémio Caixa Geral de Depósitos, sendo convidado a apresentar-se na programação da temporada 2013/2014 da orquestra.


Fontes: https://www.cgd.pt; http://www.publico.pt

Escrito por: Tânia Cardoso



Leave a Reply.